EX SÓCIA RESPONDE POR DIREITOS TRABALHISTAS. A REGRA DE RESPONSABILIDADE POR APENAS 2 ANOS APÓS A RETIRADA DA SOCIEDADE FOI FLEXIBILIZADA PELO TST.

O sócio que se retirou da sociedade vai responder por débitos trabalhistas até quando? Esta é uma preocupação de muitos empresários que um dia foram sócios de uma empresa e, de repente, se encontram envolvidos em uma execução trabalhista da antiga empresa.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão recente, entendeu que mesmo após os 2 anos da saída de uma empresária da sociedade, ela responderá pelo crédito trabalhista e ex empregada.

A CLT, após a reforma trabalhista, previu que o sócio retirante responde pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de sua saída.

Todavia, o TST decidiu de forma contrária por entender que os fatos ocorreram antes da reforma trabalhista, não sendo possível retroagir seus efeitos para dificultar a execução e prejudicar a trabalhadora. Desta forma, a ex sócia responderá pelo tempo em que ela foi sócia e havia o vínculo de emprego com a credora. 

A ministra do TST, Delaíde Miranda Arantes, diz ser “inaplicável a limitação temporal para a responsabilidade da sócia, sob pena de retroatividade da lei em prejuízo ao direito adquirido da empregada”. A decisão foi unânime.

Processo: RR-103300-08.1998.5.02.0441 – Fonte: https://www.tst.jus.br/

A equipe de Consultores de Grupo Ciatos é especializada em direito trabalhista empresarial.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Grupo Ciatos?

Preencha o formulário abaixo que um dos Consultores Ciatos entrará em contato para agendar uma visita. 

Últimas postagens

Entrar em contato

arvore-grupo-ciatos